Portugal
+351 925563900 Chamada para a rede móvel nacional
info@raizesdefatima.pt

Papa Francisco em Fátima, dia 5 de agosto

Agenda em Fátima durante a JMJ: Visita do Papa Francisco e Programação

Com muita alegria teremos o Papa Francisco em Fátima.

Fique por dentro da agenda em Fátima durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ). O Papa Francisco estará em Portugal de 2 a 6 de agosto para participar desse importante evento em Lisboa.

De acordo com a Vaticano News, esta será a quarta vez que Jorge Mario Bergoglio preside a Jornada Mundial da Juventude, após ter sido realizado no Brasil (2013), Cracóvia (2016) e Panamá (2019)

O evento em Lisboa estava inicialmente previsto para acontecer em 2022, contudo foi adiado por conta da pandemia do covid-19. O evento reúne milhões de jovens de todos os continentes.

Confira a programação do Papa Francisco em Fátima:

Segundo informações do site do Santuário de Fátima, a chegada do Papa está prevista para às 8h50. Ele se dirigirá imediatamente ao Santuário. Na Capelinha das Aparições irá presidir à oração do Terço e, na sequência, dirigirá umas palavras aos peregrinos presentes. Jovens doentes e com deficiência estarão com ele, na Capelinha das Aparições.

O Papa Francisco chegará de helicóptero ao Estádio Municipal Papa Francisco e permanecerá na Cova da Iria entre 9h00 e 11h00 da manhã de sábado, dia 5 de agosto.

Esta será a segunda visita do Papa Francisco ao santuário mariano.

A primeira vinda de Francisco em 2017

A primeira visita ocorreu em 12 e 13 de maio de 2017, nas celebrações do Centenário das Aparições de Nossa Senhora quando presidiu às celebrações e a canonização dos pastorinhos Francisco e Jacinta Marto. Esteve presente na procissão das velas e presidiu à missa no recinto de orações.

A cidade, que no censo de 2021 contava com 13 mil habitantes, na ocasião da vinda do Papa Francisco recebeu um milhão de pessoas. Será um desafio muito grande para a região, afinal, a semana da JMJ deve atrair milhares de jovens a Portugal e, consequentemente, a Fátima.

A relação dos Papas com Fátima:

No livro das suas Memórias, a Irmã Lúcia cita várias vezes a necessidade de muitas orações pelo Santo Padre.

Jacinta: “ Quem me dera ver o Santo Padre. O Santo Padre nunca vem cá.”

Os Pastorinhos não tinham ideia do que era o mundo e porque o papa não vinha cá. Na época das Aparições, o Papa estava “preso” no Vaticano, nesta altura não havia autorizações para viagens. Apenas em 1964 que o Papa sai do Vaticano.

O Papa que mais visitou Fátima

Por enquanto, o Papa que mais visitou Fátima foi João Paulo II, talvez por ter um papel inicialmente oculto na história das aparições de Nossa Senhora aos Pastorinhos. Visitas ao Santuário:

  • 1ª visita em 3 maio 1982
  • 2ª visita em 13 de maio 1991.
  • 3ª visita em 13 maio de 2000

Segundo explica a Eliana Oliveira, fundadora do Raízes de Fátima, a visita de 1982 ocorre como em agradecimento pela proteção maternal de Nossa Senhora pelo Papa ter sobrevivido ao atentado de 13 de maio de 1982 na Praça de São Pedro, no Vaticano. O papa justificou a sua recuperação por ação de Nossa Senhora de Fátima.

Foram os mais longos silêncios que Fátima já ouviu – 40 minutos em oração na Capelinha. Mergulhou em oração profunda, reza o terço lentamente / quando ajoelhou estava cansado e quando levantou-se parecia renovado.

Simbolicamente, a bala retirada do abdómen de João Paulo II, disparada por Ali Agca, foi oferecida pelo papa ao santuário e encastrada na coroa de diamantes que figura na imagem que está Capelinha das Aparições.

Foto: arquivo de família Eliana Oliveira

Tags: , , , ,