Portugal
+351 925563900 Chamada para a rede móvel nacional
info@raizesdefatima.pt

Papa Francisco em Fátima, dia 5 de agosto

Agenda em Fátima em meio a JMJ

Com muita alegria teremos o Papa Francisco em Fátima. Ele ficará em Portugal no período que se estende entre os dias 2 e 6 de agosto, para participar na Jornada Mundial da Juventude – JMJ, que decorrerá em Lisboa.

Esta é a sua segunda vinda à Fátima.

A primeira vinda de Francisco em 2017

A primeira visita ocorreu em 12 e 13 de maio de 2017, nas celebrações do Centenário das Aparições de Nossa Senhora quando presidiu às celebrações e a canonização dos pastorinhos Francisco e Jacinta Marto. Esteve presente na procissão das velas e presidiu à missa no recinto de orações.

A cidade, que no censo de 2021 contava com 13 mil habitantes, na ocasião da vinda do Papa Francisco recebeu um milhão de pessoas. Será um desafio muito grande para a região, afinal, a semana da JMJ deve atrair milhares de jovens a Portugal e, consequentemente, a Fátima.

Os Papas e Fátima

No livro das suas Memórias, a Irmã Lúcia cita por diversas vezes que o Santo Padre precisa de muitas orações.

Jacinta: “ Quem me dera ver o Santo Padre. O Santo Padre nunca vem cá.”

Os Pastorinhos não tinham ideia do que era o mundo e porque o papa não vinha cá. Na época das Aparições, o Papa estava “preso” no Vaticano, nesta altura não havia autorizações para viagens. Apenas em 1964 que o Papa sai do Vaticano.

O Papa que mais visitou Fátima

Por enquanto, o Papa que mais visitou Fátima foi João Paulo II, talvez por ter um papel inicialmente oculto na história das aparições de Nossa Senhora aos Pastorinhos. Visitas ao Santuário:

  • 1ª visita em 3 maio 1982
  • 2ª visita em 13 de maio 1991.
  • 3ª visita em 13 maio de 2000

Segundo explica a Eliana Oliveira, fundadora do Raízes de Fátima, a visita de 1982 ocorre como em agradecimento pela proteção maternal de Nossa Senhora pelo Papa ter sobrevivido ao atentado de 13 de maio de 1982 na Praça de São Pedro, no Vaticano. O papa justificou a sua recuperação por ação de Nossa Senhora de Fátima.

Foram os mais longos silêncios que Fátima já ouviu – 40 minutos em oração na Capelinha. Mergulhou em oração profunda, reza o terço lentamente / quando ajoelhou estava cansado e quando levantou-se parecia renovado.

Simbolicamente, a bala retirada do abdómen de João Paulo II, disparada por Ali Agca, foi oferecida pelo papa ao santuário e encastrada na coroa de diamantes que figura na imagem que está Capelinha das Aparições.

Foto: arquivo de família Eliana Oliveira

Tags: , , , ,