A cada ano, milhares de fiéis e emigrantes portugueses de várias partes do mundo convergem para o Santuário de Fátima, para participar na Peregrinação Internacional Aniversária de agosto, nesta celebração à quarta aparição de Nossa Senhora aos pastorinhos. Uma jornada com atmosfera de devoção e esperança. Este ano, D. Filomeno do Nascimento Dias, arcebispo de Luanda desde 2014, presidirá a celebração.
Celebração adota o lema do Papa Francisco para o Dia Mundial do Migrante
Esta peregrinação tem uma dimensão especial ao integrar a Peregrinação Nacional dos Migrantes, que neste ano adota o lema do Papa Francisco para o Dia Mundial do Migrante: “Livres de escolher: se ficar ou emigrar”. Esta integração alinha-se com a 51ª Semana das Migrações, promovida pela Obra Católica Portuguesa para as Migrações. A celebração ganha uma dimensão mais ampla, ressaltando a importância da solidariedade e da conexão global.
Tradição e partilha
Uma tradição de longa data, 83 anos. Segundo o Santuário de Fátima, haverá a tradicional oferta de trigo, por um grupo de jovens da Juventude Agrária Católica de 17 paróquias da então Diocese de Leiria.
Em 2022, foram oferecidos ao Santuário de Fátima 5.727 Kg de trigo, 3.377,5 litros de azeite e 344 Kg de farinha. No mesmo ano, consumiram-se, aproximadamente, 11 000 hóstias médias, 27 hóstias grandes, cerca de 1.565 000 partículas e 420 partículas para celíacos. Foram celebradas 2545 missas do programa oficial.
Programação
Dia 12 de agosto:
- 21h30: Recitação do Rosário na Capelinha das Aparições | Procissão das Velas | Celebração da Palavra no Altar do Recinto | Procissão do Silêncio, enquanto a imagem de Nossa Senhora de Fátima retorna à Capelinha das Aparições.
Dia 13 de agosto:
- 00h00: Vigília pela madrugada.
- 07h00: Procissão Eucarística no Recinto de Oração.
- 09h00: Rosário na Capelinha.
- 10h00: Missa | Bênção dos Doentes | Procissão do Adeus, marcando o encerramento das celebrações.
Fonte: Santuário de Fátima