Casa das Candeias

Casa das Candeias

Escolha uma das portas (a pequena ou a grande) e entre para uma experiência, que como diz na sua apresentação do local, tem sabor de acolhimento. A Nossa Senhora fala aos pequenos e o simbolismo da porta estreita à entrada nos indica um espaço dedicado às duas candeias pequenas, Jacinta e Francisco, como também a busca pela nossa pequenez nos torna grandes no coração de Deus.

A Casa das Candeias está aberta diariamente e a entrada é gratuita.

Entrada da Casa das Candeias

Breve história

Inaugurado em 2014, o núcleo museológico CASA DAS CANDEIAS, pertence à Fundação Francisco e Jacinta Marto. É muito mais que uma exposição para ver obras de arte e apresentar objetos interessantes, é um espaço com sabor a uma casa com a intimidade de um lugar onde nos sentimos acolhidos, um local evocativo da vida e da espiritualidade de Francisco e de Jacinta Marto.

Porque Candeias? O Francisco e a Jacinta são “duas candeias que Deus acendeu para iluminar a humanidade nas suas horas sombrias e inquietas”.

Acervo

Na casa das Candeias temos a oportunidade de uma visita guiada com uma das irmãs, que a partir de objetos pessoais e da casa dos pastorinhos, relíquias, livros, imagens, fotografias e ilustrações, nos conta detalhes preciosos da vida dos pastorinhos.

O espaço está dividido por áreas, logo a entrada nos brinda com “I. Esboço”, onde encontramos os esboços das imagens do Anjo da Paz e de Nossa Senhora que se encontram em Aljustrel. Somos acolhidos pela história da espiritualidade da vida dos Pastorinhos de Fátima.

Esboços, das estátuas do Anjo e da Nossa Senhora.

Jacinta e Francisco Marto

No espaço dedicado à história dos Pastorinhos de Fátima, Jacinta e Francisco, temos objetos pessoais e relíquias. Aqui ouvimos sobre como o Francisco, que apenas enxergava as aparições, sem nunca ter ouvido o anjo ou a Nossa Senhora, sem se sentir diminuído pelo fato da Lúcia e a Jacinta verem e ouvirem. Era de um amor silencioso, ao lado da Jacinta, que demonstrava a sua grande compaixão em querer ajudar a livrar as almas do inferno.

Ouvindo as histórias, enquanto as imagens dos quadros à nossa frente são deslocados e novas imagens e objetos surgem.

Pinturas ilustrativas das Aparições, da Irmã Maria da Conceição

No local, encontramos as pinturas das aparições de Nossa Senhora de Fátima e aparições do Anjo, feitas pela Irmã Maria da Conceição (1914-2003) através das indicações da Irmã Lúcia, Pastorinha de Fátima, que esteve com ela no Carmelo em Fátima. A aproximação com a irmã Lúcia permitiu garantir que estas pinturas ficassem o mais próximo possível do sucedido. Foram produzidas a pedido do Padre Kondor, Vice-Postulador da Causa da Canonização dos Pastorinhos.

São as mesmas imagens cedidas pela Fundação Francisco e Jacinta Marto para que o Raízes de Fátima pudesse utilizar como ilustração dos ebooks sobre as Aparições, que distribuímos gratuitamente. Para conhecer os ebooks das Aparições de Nossa Senhora, basta clicar aqui, neste link.

À direita, ilustrações da Irmã Maria da Conceição.

Site

https://pastorinhos.com/casa-das-candeias

Localização

Rua de São Pedro, 9

Apartado 6

2496-908 Fátima

Ourém – Portugal


Este artigo faz parte da série Museus de Fátima:

Casa das Candeias

Museu da Consolata Arte Sacra e Etnologia

Museu de Cera

O Milagre do Sol Museu Interativo

Casa das Candeias