Construir o futuro com migrantes e refugiados é o tema da Peregrinação Internacional Aniversária deste mês em Fátima, também conhecida como a “Peregrinação dos Emigrantes”. Os dias 12 e 13 de agosto assinalam a quarta aparição de Nossa Senhora aos três Pastorinhos, embora tenha sido a única que não ocorreu num dia 13 e nem na Cova da Iria. Leia o artigo até o fim para saber mais.
Peregrinos de 13 países
Para os dias 12 e 13 estão inscritos no Santuário de Fátima 13 grupos: Alemanha (2); Áustria (1), Portugal (2), Bélgica (1) Espanha (1) Irlanda (1), Israel (1), Itália (1); Vietname(1), França(1), Holanda (1) e Polónia (3).
Para o mês de agosto o Santuário recebeu a inscrição de 120 grupos, sendo: 36 portugueses e 84 estrangeiros de 21 países, a saber: Alemanha, Áustria, Brasil, Burkina Faso, China, Croácia, Eslovénia, Espanha, EUA, Filipinas, Hungria, Indonésia, Iraque, Irlanda, Israel, Itália, México, Polónia, Sri Lanka, Venezuela e Vietname.
Diferente de 2021
Nos últimos dias tem sido visível o aumento de peregrinos em Fátima, bem diferente do que ocorreu nos últimos anos, mesmo no ano passado, com o início do desconfinamento, foi possível um número reduzido de peregrinos que puderam acompanhar presencialmente as celebrações.

No início desta semana, na área de piquenique e estacionamento, já era possível ver algumas barracas e autocaravanas, na expectativa de garantirem um lugar para as celebrações.

Agosto e a prisão dos pastorinhos
A história dos pastorinhos reflete-se numa mensagem de amor e esperança, também para os dias atuais.
Quando as crianças se preparavam para ir para a Cova da Iria, o Sr. Administrador foi a Aljustrel interrogar as crianças, na casa do Francisco e da Jacinta, na tentativa de revelarem o segredo. Como novamente não concordaram, pediu que os três Pastorinhos fossem levados até a casa do Sr. Prior.
Na casa do Sr. Prior, o Administrador insiste para que as crianças entrem no seu carro, para chegarem mais depressa à Cova da Iria. Os Pastorinhos entram no veículo e, traiçoeiramente, ele segue para Vila Nova de Ourém, levando-as até a sua casa e, como não consegue obter as respostas que desejava, encaminha-as então para a prisão local.
A nossa Senhora só aparece aos pastorinhos depois que saem da cadeia, no dia 19 de agosto, em Aljustrel, aldeia onde moravam.
Conheça a história das aparições de Nossa Senhora, baixe os ebooks gratuitos neste link.