O Milagre do Sol Museu Interativo

O Milagre do Sol Museu Interativo

Hoje, contaremos a experiência de visitar O Milagre do Sol Museu Interativo. Este artigo faz parte da série “Museus de Fátima”, visitados pela nossa equipa, um modo de valorizar o excelente trabalho realizado por estas instituições em Fátima.

A visita ao O Milagre do Sol Museu Interativo começa com a guia a nos contar uma rápida abordagem histórica do período das aparições, quando o mundo vivia a Primeira Grande Guerra. Podíamos até pensar que seguiríamos naquela linha, imagens em ecrãs com textos, matérias, vídeos antigos, até seguir pelo corredor onde somos surpreendidas pelo primeiro holograma. Lentamente surge a imagem do Anjo e tenho uma sensação diferente em meio a penumbra do lugar. Foi assim? Será que isso é próximo ao momento vivido pelos Pastorinhos. É possível! Afinal, podemos observar o cuidado com que tudo é apresentado.

Foto divulgação: Holograma da aparição do Anjo

Breve história

Inaugurado a 12 de junho de 2012, O Milagre de Fátima é um Museu que conta a história das aparições de 1917, recorrendo às novas tecnologias como hologramas e 3D. Ao longo da visita guiada, cerca de 40 minutos, relembramos o mundo à época das Aparições, as Aparições do Anjo e de Nossa Senhora aos três Pastorinhos, o Milagre do Sol, o Segredo, as visitas do Papa João Paulo II, e por fim acender uma vela interativa. 

Experiência

A Experiência Interativa se dá através da projeção recorrendo a Hologramas, vídeo 3D, ecrãs touch, ecrãs com imagens antigas e até o cheiro de rosas que diziam ter sentido as pessoas presentes na Aparição de Nossa Senhora. Temos uma ideia, a nossa experiência, de como teriam ocorrido a aparição do Anjo e de Nossa Senhora em Fátima.

Foto divulgação: Holograma da aparição de Nossa Senhora.

E quando pensa que terminou…

Temos algumas pérolas, como o mapa da Mensagem de Fátima e a sala onde entramos na história de João Paulo II.

Mapa interativo da mensagem de Fátima no mundo. Foto: Maria Alice Campos
Sala de projeção de vídeo. Foto: Maria Alice Campos

O que o peregrino irá perder se não for conhecer O Milagre do Sol Museu Interativo?

Ao não visitar o Museu, perde a experiência de vivenciar a história das Aparições tal como os Pastorinhos contaram. Perde também a oportunidade de ter uma visita exclusiva e personalizada, e expor as suas dúvidas ao guia que o acompanha.

Curiosidade

A árvore da Azinheira na sala de projeção das Aparições de Nossa Senhora é natural. Foi cultivada especialmente para ambiente sem luz natural do museu.

Dica

O que me deixa ainda mais envolvida pelo museu é que, apesar de conhecer a história das Aparições, o local nos permite vivenciar o momento, unindo o meu conhecimento prévio com a experiência visual. Para quem ainda não conhece sobre as Aparições do Anjo (1916) e da Nossa Senhora (1917) e ainda não fez uma experiência de visita guiada com a nossa equipa, mas quer conhecer um pouco a história antes de ir, a nossa sugestão é que baixe gratuitamente os nossos ebooks das Aparições de Nossa Senhora em Fátima.

Localização do O Milagre do Sol Museu Interativo

Espaço Comercial “Fatimae”

Avenida D. José Alves Correia da Silva, 123, piso -1

2495 – 402 Fátima – Ourém – Portugal

Site: https://omilagredefatima.com/


Este artigo faz parte da série Museus de Fátima:

Casa das Candeias

Museu da Consolata Arte Sacra e Etnologia

Museu de Cera

O Milagre do Sol Museu Interativo

O Milagre do Sol Museu Interativo