Consagração da Rússia e Ucrânia ao Imaculado Coração de Maria. O Segredo de Fátima.

Consagração da Rússia e Ucrânia ao Imaculado Coração de Maria. O Segredo de Fátima.

No dia 25 de março, o Papa Francisco irá consagrar a Rússia e a Ucrânia ao Imaculado Coração de Maria, em uma cerimônia em simultâneo no Vaticano e no Santuário de Nossa Senhora de Fátima, a pedir pela paz no mundo.

Vamos entender o que isso significa, porque é uma data importante e a programação do Santuário de Nossa Senhora de Fátima para os dias 24 e 25 de março.

Foto: Eliana Oliveira

Consagração

Do verbo ‘consagrar’, tornar sagrado, no cristianismo a consagração significa uma apresentação ou dedicação. Quando algo foi consagrado a Nossa Senhora significa que foi entregue a Ela, para que faça prevalecer a Sua vontade.

Aparições de Nossa Senhora e o Segredo

Em 13 de Julho de 1917, quando das Aparições aos videntes de Fátima, (Jacinta Marto, Francisco Marto e Lúcia Santos), Nossa Senhora Lhes conta o que seria designado como o “Segredo de Fátima”, ao que muitas pessoas entendem como sendo três, mas que é um único, dividido em três partes: a visão do Inferno; o pedido de consagração da Rússia ao seu Imaculado Coração, e a visão Igreja peregrina e mártir.

Embora todas façam parte da mensagem de Fátima, de 1917, a terceira parte só é revelada ao mundo em 13 de maio de 2000, nas cerimónias de beatificação de Francisco e Jacinta Marto, em Fátima, a pedido de João Paulo II. Escreveremos posteriormente sobre cada uma delas, vamos no deter ao que se refere à Consagração da Rússia.

O pedido de Nossa Senhora: a consagração da Rússia

Vistes o inferno, para onde vão as almas dos pobres pecadores; para as salvar, Deus quer estabelecer no mundo a devoção a Meu Imaculado Coração. Se fizerem o que Eu vos disser, salvar-se-ão muitas almas e terão paz. A guerra vai acabar. Mas, se não deixarem de ofender a Deus, no reinado de Pio XI começará outra pior. Quando virdes uma noite, alumiada por uma luz desconhecida, sabei que é o grande sinal que Deus vos dá de que vai a punir o mundo de seus crimes, por meio da guerra, da fome e de perseguições à Igreja e ao Santo Padre. Para a impedir, virei pedir a consagração da Rússia a Meu Imaculado Coração e a comunhão reparadora nos primeiros sábados. Se atenderem a Meus pedidos, a Rússia se converterá e terão paz; se não, espalhará seus erros pelo mundo, promovendo guerras e perseguições à Igreja; os bons serão martirizados, o Santo Padre terá muito que sofrer, várias nações serão aniquiladas, por fim o Meu Imaculado Coração triunfará. O Santo Padre consagrar-Me-á a Rússia, que se converterá, e será concedido ao mundo algum tempo de paz.

Irmã Lúcia Santos in Memórias da Irmã Lúcia, 2007, pp 121-122.

O que acontece no dia 25 de março de 2022

O Papa celebrará a consagração da Rússia e Ucrânia ao Imaculado Coração de Maria, para pedir a paz no mundo. O ato de consagração vai decorrer a partir das 16h00 (de Portugal), durante a Celebração da Penitência, a que o Papa Francisco vai presidir na Basílica de São Pedro no Vaticano, em simultâneo com o Santuário de Fátima (Portugal) durante a recitação do Rosário na Capelinha das Aparições, ato realizado pelo cardeal Konrad Krajewski, esmoler pontifício, como enviado do Papa.

O destaque da programação do Santuário de Fátima para os dias 24 e 25 de março:

Dia 24 às 21:30 Rosário, na Capelinha das Aparições, e procissão das velas, no Recinto de Oração, a seguir às 22:30 a Vigília de Oração, na Basílica do Rosário | Termina às 07:30.

Dia 25 às 16:00, Consagração da Rússia e da Ucrânia ao Imaculado Coração de Maria, na Capelinha das Aparições.

A Consagração já foi realizada por outros Papas

Em vídeo, o reitor do Santuário de Fátima fala sobre as consagrações ao Imaculado Coração de Maria.

Fontes: Agencia Ecclesia, Santuário de Fátima, Dicionário Online Priberam de Português, livro Memórias da Irmã Lúcia (2007).

Consagração da Rússia e Ucrânia ao Imaculado Coração de Maria. O Segredo de Fátima.