O milagre do Sol em conversa especial

O milagre do Sol em conversa especial

Dia 13 de outubro de 1917, acontece a sexta Aparição da Nossa Senhora aos três pastorinhos de Fátima e o evento do Milagre do Sol. O Raízes de Fátima traz uma conversa especial com Bernardo Motta, autor do livro “O Milagre do Sol”, em vídeo nas nossas redes sociais. Confira a seguir os detalhes do milagre, uma passagem da história dos Pastorinhos e de como será a conversa com Bernardo Motta.

O Milagre do Sol

Imagem ilustrativa do Milagre do Sol, pela Irmã Maria da Conceição.

O Milagre do Sol ocorreu na Cova da Iria, Fátima, durante o ano de 1917, no período das Aparições da Nossa Senhora aos três pastorinhos: Lúcia, Francisco e Jacinta. Foi oficialmente aceite como um milagre pela Igreja Católica em 13 de outubro de 1930.

Durante a aparição de julho, a Virgem Maria havia prometido um milagre para o 13 de outubro, ao meio-dia.

“– Continuem a vir aqui todos os meses. Em Outubro direi quem sou, o que quero, e farei um milagre que todos hão-de ver, para acreditar.”

Do livro Memórias da Irmã Lúcia

Então, naquele dia 13 de outubro, após uma chuva torrencial, as nuvens dissiparam-se no firmamento e o Sol apareceu como um disco opaco, girando no céu.

Entre 50 a 70 mil pessoas se aglomeravam na Cova da Iria, a espera da aparição da Nossa Senhora, segundo dados do Santuário de Fátima.

A mãe da Lúcia tinha receio de que aquele fosse o último dia da sua vida, pois se não acontecesse o milagre prometido, o povo poderia se revoltar e matar os pequenos videntes. Também se havia espelhado o boato de que as autoridades iriam explodir uma bomba no momento das aparições. Assim, os pais de Lúcia a acompanharam. O seu pai levou-a pela mão até a Cova da Iria.

Os três pastorinhos chegam então à Cova da Iria

Ao chegarem ao local das aparições, a Lúcia comenta que, levada por um impulso interior, pede que todos fechem os seus guarda-chuvas e começaram a rezar o terço.

Pouco depois, viram surgir o reflexo da luz e em seguida, mais uma vez, a Nossa Senhora sobre a carrasqueira.

Que é que Vossemecê me quer? – perguntou a Lúcia

Quero dizer-te que façam aqui uma capela em Minha honra, que sou a Senhora do Rosário, que continuem sempre a rezar o terço todos os dias. A guerra vai acabar e os militares voltarão em breve para suas casas.

Eu tinha muitas coisas para Lhe pedir: se curava uns doentes e se convertia uns pecadores, etc.

Uns, sim; outros, não. É preciso que se emendem, que peçam perdão dos seus pecados.

E tomando um aspeto mais triste:

Não ofendam mais a Deus Nosso Senhor que já está muito ofendido.

(Observação da Lúcia: Que amorosa queixa e que terno pedido! Quem me dera que ele ecoasse pelo mundo fora e que todos os filhos da Mãe do Céu ouvissem o som da Sua voz! )

E abrindo as mãos, fê-las refletir no sol. E enquanto que se elevava, continuava o reflexo da Sua própria luz a projetar-se no sol.

Desaparecida a Nossa Senhora, na imensa distância do firmamento, vimos, ao lado do sol, São José com o Menino e Nossa Senhora vestida de branco, com um manto azul. São José com o Menino pareciam abençoar o Mundo com uns gestos que faziam com a mão em forma de cruz.

Trecho retirado do livro Memórias da Irmã Lúcia.

Conversa especial do dia 13 de outubro

Normalmente, as lives e conversas do Raízes de Fátima acontecem às sextas-feiras, sempre as 21h, horário de Portugal. A coordenação geral da programação das lives e apresentação é de Eliana Oliveira, com a colaboração de Carla Barbosa Rocha.

Neste dia 13 de outubro, contudo, traz uma live especial com Bernardo Motta, autor do livro “O Milagre do Sol”.

Bernardo Motta

Nasceu em Lisboa em 1976, é casado e tem três filhos.

Bernardo Motta é licenciado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores (ramo de Controlo e Robótica) pelo Instituto Superior Técnico (2000), em 2005, Bernardo Motta escreveu um estudo histórico que explica a fraude do Priorado de Sião, intitulado “Do enigma de Rennes-le-Château ao Priorado de Sião”, editado em Lisboa.

Foi a partir de 2007 que os seus interesses voltaram-se para a história da Ciência e para a filosofia da Ciência.

No ano de 2011-2012, preparou e lecionou um Curso sobre Cristianismo e Ciência a pedido da Escola de Leigos do Instituto Diocesano da Formação Cristã do Patriarcado de Lisboa.

Entre 2013 e 2015 lecionou o mesmo curso a alunos do Instituto Superior Técnico que frequentavam Mestrados em Matemática e Física.

Em 2016 fez duas conferências no Instituto Superior Técnico no ciclo de conferências sobre Cristianismo e Ciência: uma sobre a Ciência na Idade Média e outra sobre o impacto da Inquisição na Ciência.

Entre 2015 e 2017 escreveu o livro “O Milagre do Sol segundo as testemunhas oculares”, editado e publicado pela Lucerna, que recolhe 150 depoimentos de testemunhas oculares do fenómeno ocorrido a 13 de Outubro de 1917, e no qual defende simultaneamente a tese do milagre e uma explicação meteorológica para o que foi observado.


Saiba mais:

Siga o nosso canal no Youtube e o Facebook, onde disponibilizamos nossos conteúdos.


RAÍZES DE FÁTIMA, PEREGRINAR COM A ALMA

Conheça todas as experiências Raízes de Fátima, presenciais e online, acesse agora este link.

Se estiver interessado nas experiências online, pode optar por:

Baixar a coleção de ebooks das aparições da Nossa Senhora de Fátima e do Anjo;

Colocar na sua agenda as lives do Peregrinar com a Alma (conversas com Eliana Oliveira e participação de Carla Barbosa);

Colocar na agenda as lives Conversas Peregrinas (com Maria Alice Campos);

Se inscrever no Curso online 13 Lições der Fátima para Transformar a sua Vida (uma jornada de preparação espiritual e material);

Se inscrever no Curso online Peregrinar a pé (Preparação para sua jornada).